Nesta conferência é encorajado o contributo de investigadores e docentes estrangeiros, nomeadamente de países da comunidade lusófona, de Espanha, de países da América Latina e outros. A língua preferencial do congresso e da edição das atas será o português, não se excluindo documentos em espanhol ou inglês. As comunicações (artigos) serão publicadas em ata em formato eletrónico e os respetivos resumos serão publicados em livro.
Os resumos alargados (com um máximo de 2 páginas) deverão ser elaborados de acordo com o formato especificado no ficheiro tipo e submetidos através da página da internet das Jornadas (easychair). Os artigos (máximo 10 páginas em formato A4 e máximo de 25 páginas para contribuições convidadas) deverão ser elaborados de acordo com o formato especificado no ficheiro tipo . O formato especificado no ficheiro tipo é comum para resumos alargados e artigos. Para a submissão na página, os ficheiros informáticos das comunicações e dos resumos alargados deverão ser integrados num único ficheiro PDF procedendo à substituição dos ficheiros dos resumos já submetidos.
Para que cada comunicação seja incluída no programa final e nas atas, será necessária a inscrição de pelo menos um dos autores.
Cada inscrição poderá incluir, no máximo, duas comunicações. Por cada comunicação adicional, o autor deverá fazer o pagamento de um valor adicional, correspondente a artigo extra.